Fazer a manutenção preventiva realmente vale a pena?
Se ainda restam dúvidas se realmente compensa a manutenção periódica a fim de evitar problemas futuros, a resposta é, sim, ela é indispensável.
Além de garantir que o equipamento não apresente problemas, a prática oferece diversos benefícios aos usuários da impressora para escritório, como:
Economia: evitar problemas técnicos na impressora é uma prática muito mais barata do que acionar o conserto de impressoras para remediar algum dano;
Produtividade: as impressoras são equipamentos que acompanham diariamente a rotina dos colaboradores. Se elas apresentam problemas, interferem no fluxo de trabalho das equipes, atrasando entregas previstas;
Eficiência: a manutenção de impressora garante manter a operação em capacidade máxima e prolonga a vida útil do aparelho, evitando a urgência de novas aquisições em pouco espaço de tempo.
Como realizar a manutenção preventiva de impressoras?
Limpeza: para ser efetiva, o ideal é que o equipamento seja desmontado e as peças sejam limpas uma por vez. Assim, os riscos de que resíduos de tinta / toner e poeira se acumulem são eliminados, evitando danos nas impressoras.
Lubrificação: depois da limpeza, é necessário montar novamente a impressora. Para isso, algumas peças precisam ser lubrificadas para evitar atritos e danos na máquina.
Cuide bem do seu parque de impressoras por contratar entidades credíveis que consigam corresponder as vossas expectativas.